Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sábado, 8 de dezembro de 2007

Retiro da alma (28/06/06)


O imperador Marco Aurélio disse uma vez que existem pessoas que desejam, quase que necessitam de um retiro, uma abstinência do contato humano. Segundo ele, isso significa que essa pessoa tem um espírito simples, que pode se abstrair em um mundo sem necessariamente se ausentar de corpo.

Realmente, não existe lugar mais calmo e que nos traz mais bem-estar que em nossa alma. É nela que encontramos nossos valores, nossa verdadeira liberdade, a organização de nossas idéias. E nada anda bem em nossa vida se não estivermos livres de tudo o que pode nos prejudicar espiritual, mental e emocionalmente. Toda forma de cadeia deve ser destruída antes de começarmos a caminhar.

Como disse o imperador, "assegura-te constantemente um tal retiro e renova-te nele. Nele encontrarás essas máximas concisas e essenciais; uma vez encontradas dissolverão o tédio e logo te hão-de restituir curado de irritações ao ambiente a que regressas. "

Enfim, eu confio nessa afirmativa e faço uso dela. Agora já estou precisando, e vai coincidir com meu aniversário. Estou ficando rabujenta, as cadeias estão subindo seus muros ao redor de mim. Preciso me isolar e verificar o que acontece, achar o motivo e arrancar pela raiz o que me está fazendo mal.

Só assim vou poder me reabrir pro mundo, como uma grande reestréia de um espetáculo clássico, que ficou um tempo fora de cartaz.

Issso tudo é necessário porque as vezes esqueço que a pessoa que sou é única, limitada entre o nascimento e a morte. Esqueço que sou verdadeiramente autêntica, decidida quanto ao que fazer da minha vida e para minha vida. Esqueço que não sou uma traidora porque as pessoas não se agradam, mas que sou o ser humano mais fiel desse mundo, por não trair meu próprio coração.

Por isso tudo a solidão passa a ser, algumas vezes, pano de fundo na minha vida. Não estou me isolando do mundo, só preciso me ausentar um pouco. Preciso ouvir a voz do silêncio, que fala profundamente.

Não quero ser prepotente, mas uma vez me disseram que só quem foi generosamente dotado pela natureza não necessita de mais nada do exterior além do tempo livre para poder usufruir a sua riqueza interior. E que se isso lhe bastar, essa pessoa será realmente a mais feliz das criaturas.

Concluindo, assim como é certo que sou a pessoa mais próxima de mim mesma, somente o interior, a consciência e o seu estado me constituem e, é aí exclusivamente, que reside meu bem-estar e mal-estar. Vou procurar meu equilíbrio. Até mais....

Nenhum comentário: